contato@pontodepartidacl.com.br(31) 3721-3627(31) 9 8979-5976

Blog

12.07.2019 - Categoria: Novidades

A Educação de nossos filhos

Bem, hoje quero falar de um assunto que traz muita controvérsia, pois educar nos dias de hoje está cada vez mais complexo, nós pais na maioria das vezes nos perguntamos, será que estamos educando nossos filhos como deveríamos? E claro, não existe uma receita de bolo, aquela que vem prontinha pra sermos pai ou mãe.

Cada família é uma, tem uma cultura específica e muitas vezes a que funciona com o meu filho não funcionará com o seu, e por ai vai. Agora eu estou aqui falando sobre um tema que de repente pode ser útil, assim você filtra, tira aquilo que é bom e aquilo que não lhe parecer relevante, esqueça. Eu claro tenho a oportunidade de conviver diariamente com várias famílias diferentes uma das outras e direta ou indiretamente pela minha profissão acabo por participar de vários momentos de “Educação” de pais e filhos, que certamente me orientam, não só na escola onde atuo mais em casa na educação de meus filhos.  Fui mãe bem cedo e hoje tenho três filhos, Higor de 21 anos, Hugo de 14 anos e Annie de 5 anos, e posso afirmar, vivo as fases de cada um deles, e pior, ao mesmo tempo… mas está valendo, amo ser mãe e é isso que me faz muito feliz.

Quero passar para vocês agora algo que aprendi com “Elisa Simões” e ao longo desses meus anos como mãe e educadora, que poderá contribuir na hora de educar e também disciplinar seu filho.

Vamos lá, vou compartilhar com você o que Elisa Simões chama de os 5 nunca na hora de educar ou disciplinar um filho

1º Nunca:

Nunca corrija seu filho quando estiver irado, com raiva, nervoso, aquele momento em que eles tiram a gente do sério, sabe, porque se fizer isso com certeza cometerá logo de início os outros 4 nunca.

2º Nunca:

Nunca com a mão, eu sei, as vezes da vontade, um tapinha, beliscão, mas olha, a mão é para fazer carinho e nossos filhos não podem ter duvida de que quando levantarmos a mão é, para receber um carinho ou um tapa, e olha, vai por mim, não funciona, eu sei que você deve estar pensando, mais na minha época era assim, entendo, na minha época também, era tapa, beliscão, tudo valia. Mas agora, não vale a pena, você associar a sua mão a um objeto de dor para seu filho.

3º Nunca:

Nunca sem conversar, pode parecer que não, mais a criança apesar de muito dinâmica, entende tudo sim, tudo ao seu redor, assim fale porque ela está sendo corrigida e quais serão as consequências de suas atitudes, ela precisa entender o que levou ela a essa correção, caso contrário você não estará corrigindo a raiz e sim só a causa.

4º Nunca:

Nunca na frente dos outros, eu confesso como mãe que esse é muito tentador, quantas vezes não estamos na rua com nossos filhos e eles estão aprontando todas e as pessoas nos olham com uma cara de recriminação do tipo, “você não vai fazer nada” ou, “você trabalha em escola” ou ainda, “vai deixar ele fazer isso?”. Mais é aí que esta, o resultado de uma correção publica não é arrependimento, é vergonha, é constrangimento, quem me conhece de perto sabe bem, sempre digo, vamos ali conversar, e aí em um cantinho onde estamos eu e meu filho, falo sério e corrijo, tentando mostrar as consequências que irão surgir se ele não parar. Com a minha pequena mesmo, falo logo assim quando ela me dá uma dessas, filha, você quer conversar? Vamos ali no cantinho, e ela logo diz, não mamãe já parei. Para quem esta por perto soa até engraçado, mas acreditem ou não, funciona.

Tem até uma frase que muito se fala, “Elogie em público, corrige no privado”, isso vale e muito, pensem nisso.

5º Nunca:

Nunca por acidente, de repente seu filho quebra um vaso lindo na casa de alguém, não o culpe, acidentes acontecem, eu mesma sou muito estabanada, vivo quebrando coisas. Agora se você já tinha dito, filho não corra aqui, pois pode esbarrar no vaso e quebra-lo, aí sim, se foi por desobediência, vale sim uma correção, o caso não é porque quebrou, mas porque desobedeceu.

Então, esses são os 5 nunca que compartilho com vocês, essa metodologia é eficaz na educação de nossos filhos. E só para relembrar

1º – nunca irados,

2º – nunca com a mão,

3º – nunca sem conversa,

4º – nunca na frente dos outros,

5º –  nunca por acidente.

Espero que possam usufruir dessas dicas para o dia a dia de vocês.

Fernanda Teodoro.

Cadastre-se e receba novidades por WhatsApp.